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Estratégia por trás de uma identidade visual

  • Foto do escritor: Kira design gráfico
    Kira design gráfico
  • 27 de jan. de 2022
  • 4 min de leitura

Hey! Se você está por aqui é porque está interessado em saber como funciona o nosso processo de criação e estratégia por trás das identidades visuais que desenvolvemos aqui.


 

Qual a divisão?


Vou te explicar aqui o passo a passo que a Kira usa para criar uma identidade visual, portanto caso esteja na dúvida da nossa metodologia, pode ficar tranquile que a gente explica!

Depois que você entra em contato, apresentamos uma proposta de orçamento e cronograma.


Você falando "ihá, vamos fechar!" eu preparo o contrato e você faz o primeiro pagamento (sendo ele à vista ou a primeira parcela) e partimos para o desenvolvimento do projeto.


1. Briefing

Aqui eu vou conhecer a tua marca, tim-tim-por-tim-tim. Perguntar quem é você, porque a marca existe, quais são seu objetivos. Como você vê a sua marca no futuro? O que você vende? Produtos e serviços. Enfim né, é tipo uma dissecação da sua marca (e um pouco de você).

É extremamente importante essa reunião, porque é a partir dela que irei desenvolver a próxima etapa.


2. Pesquisa de mercado

Aqui depois da gente fofocar sobre a sua marca, eu vou bisbilhotar as outras do mercado, então eu vou atrás de:

Como são as identidades visuais e o branding dos seus concorrentes diretos e indiretos.

Vou analisar os seus pontos fortes e fracos, analisar a matriz SWOT (ou FOFA em português).

Outro ponto importante dentro dessa etapa é que aqui começamos a pensar na estética que o projeto vai ter, então apresento um mooboard para você com uma proposta de direção de arte para o projeto, com um universo visual, uma ideia de como será a paleta e assim vai.


*É de extrema importância que você seja sincero e fale tudo logo no início, para que não precise ter uma etapa de ajuste. Então tente dar todos os feedbacks que estiverem na sua cabeça o tempo inteiro.


2. Estratégia e branding

A partir do que eu apresentei na pesquisa de mercado e do seu feedback, vamos começar a ver o seu branding. Isso irá me ajudar no momento em que eu for começar o desenvolvimento da alternativa da sua identidade visual. O que desenvolvemos nessa etapa é:

Arquétipos - característica da personalidade da sua marca

Tom de voz - como que ela se posiciona e fala com o público

Valores - o que você acredita e defende, é assim que irá conseguir se conectar com o público

3. Moodboard e direção da estética

O moodboard é o início de tudo, é onde vamos começar a realmente ver como que ficaria a estética final do projeto, qual será o estilo da paleta de cor, das tipografias, das fotos, etc.


4. Desenvolvimento da alternativa

Agora com tudo validado, o branding da sua marca, a estética que queremos seguir, eu vou colocar a mão na massa. Nesta etapa eu desenvolvo apenas uma alternativa final. Como tenho dois tipos de identidades visuais, dependendo do que você escolher eu irei fazer apenas o que você contratou, então por exemplo caso tenha escolhido a:

Identidade Visual Completa

✼ Logo principal ✼ Assinatura secundária ✼ 2 variações da logo ✼ Paleta institucional & auxiliar ✼ Tipografia auxiliares (display, web & impressão) ✼ Malha gráfica ✼ Manual de marca

Eu irei desenvolver tudo menos o manual, que será feito somente quando tudo for validado.


A minha metodologia é desenvolver com você e apresentar tudo, com aplicações da marca, para que você consiga ver como a alternativa que desenvolvemos poderia ser aplicada de verdade. Portanto eu não faço validações ou entregas parciais durante essa etapa, é por isso que preciso que você me apresente suas referências e saiba o que realmente quer para que eu consiga desenvolver uma alternativa única para você.


Quero que você confie em mim para criar algo para você, sei que você quer algo especial que bata o olho e brilhe de tanta emoção. Algo apaixonante.


5. Validação

Tudo que eu faço e entrego, eu desenvolvo uma ata com o que lhe foi apresentado e decidido para ser assinado por mim e você.


6. Ajuste ou finalização

Durante toda a criação eu irei escutar a sua opinião, porém, caso lá no final quando eu te entregar a alternativa desenvolvida e você não tenha ficado 100% satisfeito você pode solicitar:

  • 2 ajustes simples como por exemplo: alteração de alguma cor da paleta ou mudar algo da logo

ou

  • 1 ajuste completo como desenvolver uma outra alternativa do zero

Caso depois desses ajustes você ainda não ficou satisfeito você pode solicitar outro ajuste completo pagando uma taxa de 60% do valor global da Identidade Visual escolhida.


Com você validando tudo eu vou partir para a etapa final que é o desenvolvimento do manual de marca, na qual você não pode pedir outro ajuste.


7. Manual de marca

O manual é um ebook que explica toda a sua marca, desde o conceito até as informações técnicas como: limite de redução, usos incorretos, etc.


Esse ebook serve como um guia na hora que você for colocar a sua marca no mundo.


E plim

Finalizamos! Depois do manual eu vou entregar um link no drive com todos os arquivos da sua marca.


Mimo!

Tudo que eu faço e entrego, eu desenvolvo uma ata com o que lhe fmim e você. cê. ê. . mos técnicos como o que é um arquivo .png ou um .svg e como você pode usa-los na sua marca.

 
 
 

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